Notícias

Fique por dentro

“A PEC 32 é a desconstrução do estado brasileiro”, diz deputado Tadeu Veneri durante palestra na UEL

Evento na UEL reuniu servidores para discutir medidas em tramitação no Congresso que afetam diretamente o funcionalismo

A ASSUEL (Sindicato dos Servidores da Universidade Estadual de Londrina) realizou na manhã da última quinta-feira, 24 de julho, uma palestra com o Deputado Federal Tadeu Veneri, reunindo servidores públicos, docentes e representantes de entidades sindicais no anfiteatro maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com o tema “Justiça fiscal e os desafios do serviço público no Brasil”, o evento teve como objetivo promover a reflexão e o debate em torno de pautas que estão em tramitação no Congresso Nacional e que afetam diretamente os trabalhadores, especialmente os do setor público.
Durante a palestra, Veneri abordou três temas centrais: a isenção do imposto de renda para remuneração até 5 mil reais, a taxação dos super-ricos e a PEC 32 – reforma administrativa.
A PEC 32 – reforma administrativa, é o tema de maior preocupação para os servidores, ela propõe mudanças significativas na estrutura do serviço público brasileiro. Entre os principais pontos da proposta estão a substituição do regime jurídico único por diferentes vínculos de contratação, a ampliação das formas de contratação temporária e o aumento da autonomia do Poder Executivo para reorganizar cargos, funções e estruturas de órgãos. Críticos da proposta afirmam que ela abre espaço para a precarização dos vínculos de trabalho, a desvalorização do servidor público de carreira e o enfraquecimento da prestação de serviços públicos essenciais à população.
Para o parlamentar, as medidas em debate refletem disputas profundas sobre os rumos do Estado brasileiro. Veneri destacou sobre a reforma administrativa, e reforçou: “A PEC 32 na prática é a desconstrução do Estado, é o fim de muito daquilo que alguns, tem como direito adquirido e outros como uma expectativa de direito que na prática vai acabar não se consolidando”.
O público presente avaliou positivamente a iniciativa do Sindicato, para Aldair Calistro de Matos, técnico de laboratório, eventos como esse contribuem para aproximar os trabalhadores dos debates políticos. “Traz informações e esclarecimentos, principalmente sobre o que acontece na política. Muitas vezes são informações muito distantes. Tendo um representante, um deputado com as informações mais certeiras, a gente fica mais orientado.” disse Matos.
Carlos Roberto dos Santos, auxiliar operacional na Universidade, elogiou a clareza na abordagem do tema. “O Tadeu soube muito bem falar sobre a discussão das PECs. Isso é importante para nós, e também sobre essas emendas que têm origem parlamentar.” diz Carlos.
Já para Antônio Carlos Mariano dos Santos, auxiliar de laboratório, o contato direto com um parlamentar é enriquecedor. “Você tem o contato direto com aquele que te representa, ou nos representa. Independentemente de partidarismo, isso é extremamente interessante. Ele traz um foco diferente pra gente e nos fomenta das informações que nos falta. Isso é muito bom.” destacou.
O presidente da ASSUEL, Marcelo Seabra, reforçou a importância de manter a categoria informada e mobilizada: “Esse evento foi pensado para que os servidores tivessem a oportunidade de tomar conhecimento do que está acontecendo na câmara federal, a gente ouve muito falar sobre discussões sobre a PEC 32, isenção de imposto para quem recebe até R$ 5 mil reais mas isso não chega até nós de forma clara, e tivemos a oportunidade de trazer o deputado para fazer essas explicações”. Disse.
A atividade integra o calendário de formação e mobilização da ASSUEL e contou com a presença de representantes de diversas áreas da universidade.

Estagiária Tayline Paulino, sob supervisão.

“A PEC 32 é a desconstrução do estado brasileiro”, diz deputado Tadeu Veneri durante palestra na UEL
© 2025 - ASSUEL - Todos os direitos reservados Website? Fale Conosco - Londrina S/A